Município de Campo Maior O Museu de Arte Sacra

MUSEU DE ARTE SACRA DE CAMPO MAIOR

HORÁRIO | GALERIA FOTOGRÁFICA

Museu de Arte Sacra

O MUSEU DE ARTE SACRA, propriedade da Fábrica da Igreja da Freguesia de São João Baptista, propõe aos visitantes um percurso através da história da salvação, com base numa vasta colecção de pinturas, imagens, peças de mobiliário e de ourivesaria, recolhidas em várias igrejas do concelho de Campo Maior, que constituem um documento ímpar e uma ilustração da religiosidade dos Campomaiorenses entre os séculos XVI e XX.

Encontra-se instalado na CAPELA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, em pleno centro histórico da Vila de CAMPO MAIOR, na rua de São João Baptista. Esta capela constitui uma verdadeira jóia da pureza da arquitectura popular barroca e foi mandada construir pelo PADRE JOSÉ COELHO PEREIRA em 1801, com as esmolas do povo.

Os tesouros artísticos expostos descrevem um itinerário da história de Jesus Cristo e encontram-se distribuídos por seis espaços temáticos:

1. Sala da Paixão e Morte no Reino dos Céus
  2. Sala da Natividade
  3. Sala da Fé: Mártires e Santos
  4. Sala dos Paramentos e da Ourivesaria
  5. Sala de Nossa Senhora
  6. Jardim de Santa Bárbara

Reunindo cerca de 150 peças num conjunto de elevadíssimo interesse artístico e cultural, o Museu de Arte Sacra permite aos visitantes um encontro com a beleza, a arte, a história e a cultura cristã e constitui um lugar de reflexão para todos os católicos.