Inauguração da Casa-Museu Santa Beatriz da Silva

A Casa-Museu Santa Beatriz da Silva foi inaugurada no passado domingo, dia 1 de setembro, dia em que também se celebra a sua festa litúrgica.
O espaço, localizado na Rua de Santa Beatriz, pretende ser um local de reflexão, sobre a obra, vida e espiritualidade da primeira santa portuguesa, nascida em Campo Maior.
No início da cerimónia, e já depois do cónego Donaciano Marques Afonso ter procedido à bênção da Casa-Museu, o arcebispo de Évora, D. José Alves, que presidiu à cerimónia, juntamente com o presidente Ricardo Pinheiro, deu os parabéns ao Município, que “em boa hora aqui instalou este museu, dedicado a Santa Beatriz da Silva.”
D. José Alves confessou a sua satisfação por poder presidir à inauguração desta casa onde Santa Beatriz da Silva passou alguns anos da sua vida e onde terá forjado o alicerce da sua personalidade, da sua fé e da sua devoção pela Imaculada Conceição da Virgem, revelando que após a celebração dos 500 anos da Ordem da Imaculada Conceição (OIC), tem aprendido bastante sobre a vida de Santa Beatriz da Silva, e confessou que “quanto mais conheço da vida desta mulher forte, mais a admiro e mais vontade tenho de conhecer o seu ideal, a sua santidade e a força interior que a tornou capaz de levar a cabo, em tempos muito mais difíceis que os nossos, o grandioso feito de viver em santidade e de fundar a OIC”.
Já Ricardo Pinheiro afirmou que era seu dever, enquanto presidente da Câmara “prestar a devida homenagem a uma das figuras mais notáveis de toda a história desta nossa vila”, tanto mais que existe hoje a certeza “de que Santa Beatriz da Silva era natural de Campo Maior, onde nasceu cerca de 1437, havendo provas certas de que seu pai tinha relações com esta vila desde 1427. Pertencia a uma nobilíssima família portuguesa e nasceu na vila bem portuguesa que é Campo Maior, tendo aqui permanecido até aos 7 anos de idade”.
Para finalizar a sua intervenção, o presidente do Município agradeceu de forma especial às irmãs da OIC do convento de Santo António, por toda a ajuda na conceção e organização deste espaço, a João Sanguinho, técnico da Câmara Municipal, pela sua especial dedicação e empenho neste projeto e ao Comendador Rui Nabeiro pela ajuda prestada na recuperação do edifício através do protocolo estabelecido com o Coração Delta.
Destaque ainda para a mensagem de Reconhecimento enviada pelas Irmãs da Comunidade da OIC de Campo Maior,  que pode ler aqui.
No fim dos discursos, depois de descerrada a placa comemorativa da ocasião, as mais de duas centenas de pessoas que assistiram à cerimónia puderam visitar a Casa-Museu de Santa Beatriz da Silva.
Ainda integrada nas comemorações da inauguração da Casa-Museu foi apresentado no Centro Cultural o livro “Santa Beatriz da Silva – Uma Estrela para Novos Rumos”, com as atas do Congresso comemorativo da OIC, com coordenação de D. José Alves e de José Eduardo Franco.
Na intervenção de Ricardo Pinheiro, o autarca falou da figura Histórica e Religiosa de Santa Beatriz da Silva, e do que no futuro a Câmara pretende fazer, a nível religioso, económico e turístico, revelando que a inauguração da Casa-Museu é mais um passo na forma como este executivo pretende encarar e promover o centro histórico de Campo Maior.
Por fim, e para terminar este dia evocativo de Santa Beatriz da Silva, os alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro apresentaram uma peça intitulada “Santa Beatriz da Silva – Desejo ser Toda de Deus”, a partir de um texto adaptado pelas irmãs da OIC do Convento de Santo António.

------------------------

Este projeto teve início com a recuperação do edifício, assente num protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e o Coração Delta, que posteriormente foi objecto de candidatura, aprovada e apoiado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, co-financiada pelo FEADER, no âmbito do PRODER.