FacebookRSS Feed

Município continua a sensibilizar para a importância de Reciclar

Com o objetivo de aumentar os níveis de recolha seletiva, e atendendo às novas metas estipulados pelo Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos - PERSU 2020, o Município de Campo Maior pretende melhorar o serviço de recolha de resíduos porta-a-porta já existente para os estabelecimentos comerciais do concelho.
Desta forma, numa iniciativa que decorreu na manhã de hoje, elementos do Município de Campo Maior e da VALNOR visitaram os estabelecimentos comerciais do concelho, por forma a esclarecer os comerciantes acerca deste serviço, disponibilizando contentores para a separação dos recicláveis (ECOBAGS), facilitando deste modo a respetiva separação de resíduos.
Com esta medida pretende-se não só alargar o número de estabelecimentos aderentes, formalizando a sua adesão, como também alargar a tipologia de resíduos recolhidos, uma vez que todos os resíduos recicláveis são recebidos pela VALNOR de forma gratuita, desde que entregues devidamente separados, sendo que a mistura de resíduos (resíduos indiferenciados) é paga pelo Município.
O principal objetivo da ação “+ Reciclagem + Ambiente” é recolher os resíduos recicláveis, por forma a garantir o seu correto encaminhamento para reciclagem.
Pretende-se também com esta solução, dar resposta a uma das lacunas detetadas a nível da acessibilidade ao serviço de recolha de RSU no concelho, ou seja, verifica-se que na zona histórica de Campo Maior, que corresponde à zona mais antiga, não existem contentores com a distribuição adequada que permita o acesso dos moradores aos mesmos, a uma distância inferior a 100 m. Esta situação é devida às características da zona, que não permite, com facilidade, a localização de contentores de RSU nas ruas.
Acresce ainda informar que os cidadãos têm o dever de participar ativamente na correta triagem (separação), acondicionamento e deposição dos resíduos. É através da reciclagem dos resíduos que podemos reutilizá-los como matéria-prima no fabrico de novos produtos, diminuindo assim a consumo de recursos naturais.
De recordar que de Segunda a Sábado, entre as 7h e as 11h, a equipa do Município, afeta a este serviço, com uma viatura de caixa aberta, percorre toda a zona comercial para recolher em cada estabelecimento (no interior) todos os resíduos, devidamente separados e acondicionados. Estes serão posteriormente depositados em local próprio, nomeadamente Ecopontos e contentores para RSU indiferenciados, existentes nos Armazéns Municipais que, posteriormente serão enviados para a VALNOR, por forma a serem devidamente valorizados.

Siga-nos

FacebookRSS Feed

Contactos

Praça da República,
Apartado 55
7370-999 Campo Maior
Telefone: +351- 268 680 300
Fax: +351- 268 688 937
Contacto Via Email

© 2012 Município de Campo Maior | Todos os Direitos Reservados
ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布