Almoço dos maiores juntou mais de 1200 pessoas

Decorreu em clima de grande festa o Almoço dos Maiores 2013, evento que juntou mais de 1200 pessoas na Herdade das Argamassas. Os seniores de Campo Maior juntaram-se ao Município para assim celebrar este dia que é sempre tão especial.
Pelas 11:00 horas começaram a chegar os primeiros “convidados” à Herdade, estando preparadas algumas atividades adequadas à 3ª idade, para assim esperarem pelas 13h, hora de abertura do “salão de festa”. Rastreios Médicos, Jogos Tradicionais e a atuação da Banda da Associação Recreio e Cultura 1º de Dezembro serviram de aperitivo para um dia que prometia ser cheio de animação e algumas surpresas.
Pelas 13:00 horas abriram-se as portas e aos poucos o espaço do enorme pavilhão cedido pela Delta Cafés ia parecendo cada vez mais pequeno para os mais de 1200 convidados do Município.
Com todos os convidados a ocupar os seus lugares foi a vez do Executivo Municipal entrar no recinto para a primeira ovação do dia. Acompanhado pelos Vereadores Sérgio Bicho e Isabel Raminhas e pelo Comendador Rui Nabeiro, o Presidente Ricardo Pinheiro saudou todos os presentes e agradeceu a todos, no seu jeito muito próprio, de grande proximidade e amizade com todos.
Seguiram-se as atuações dos grupos convidados, à medida que era servido o almoço. As Ceifeiras de Degolados foram o primeiro grupo a atuar, seguindo-se as Vozes da Nossa Terra e o Despertar Alentejano. Pelo meio houve tempo para dedicar um minuto de silêncio aos bombeiros falecidos no combate aos incêndios que têm devastado algumas regiões do nosso país, num momento pleno de sentimento e emoção. Por último atuou o Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior, a fechar as atuações dos grupos do concelho. No entanto, antes de subirem a palco foram chamados todos os voluntários presentes neste evento, também num momento de homenagem a todos os que voluntariamente ajudaram na organização e que regularmente participam em atividades solidárias do Município. Ao palco foram também convidados a subir todos os representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social bem como o Executivo Municipal, Presidente Ricardo Pinheiro e Vereadores Sérgio Bicho e Isabel Raminhas e o Comendador Rui Nabeiro.
O Comendador mostrou-se muito satisfeito com mais esta iniciativa e aproveitou para agradecer a todos os voluntários e frisar que “é este o caminho para uma sociedade mais justa e para que Campo Maior seja um exemplo a seguir não só em Portugal mas também no mundo inteiro”.
Já Ricardo Pinheiro destacou que “este é um dia de festa. Não podemos olhar somente aos problemas que enfrentamos diariamente. É preciso que existam momentos como este para podermos ter um sorriso, um dia mais alegre”. O autarca lembrou que “a ação social e as pessoas são uma prioridade para o executivo. E mais do que nunca, a experiência, o saber e o exemplo de vida são um modelo para a nossa sociedade, sobretudo para as gerações mais novas”.
O autarca sublinhou ainda que sente uma “grande honra” em estar com eles naquele dia, “junto de todos, junto da família campomaiorense”.
Por último subiu a palco a Rosinha, cantora popular que animou o resto da tarde.