Campo Maior assinalou o Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes celebrou-se no dia 14 de novembro, e o Município de Campo Maior, a convite da Direção Geral de Saúde, não quis deixar de assinalar a data.
Assim, durante todo o dia decorreram uma série de atividades direcionadas a todas as idades.
Logo pela manhã decorreu um rastreio de diabetes no Centro Comunitário, ao qual os utentes que diariamente frequentam aquele espaço e outros campomaiorenses aderiram de forma espontânea. Ainda durante a manhã, a partir das 10.30h, decorreu no Jardim Municipal uma demonstração de ginástica acrobática, e uma aula de ginástica sénior, da responsabilidade dos alunos das classes de Ginástica Acrobática Júnior e de Ginástica Sénior do Município, que terminou com os alunos a fazer um grande circulo à volta da fonte do Jardim Municipal, em referência ao símbolo associado a esta iniciativa internacionalmente.
Já durante a tarde, decorreu na Escola Secundária a palestra “Viver com a Diabetes”, com a participação da vereadora do Município Isabel Raminhas, do médico Álvaro Pacheco, do Enfermeiro Miguel Tavares e da nutricionista Vera Carrilho, em que cada um dos quatro oradores, cada um na sua especialidade, alertaram para os perigos da diabetes, as suas causas e consequências e deram algumas dicas para combater e prevenir esta doença crónica que atinge já um número considerável de portugueses.
As iniciativas que assinalaram o Dia Mundial da Diabetes 2013 terminaram ao fim da tarde com mais um rastreio no Posto Médico da Praça da República.
Destaque ainda para a iluminação azul da fachada do Centro Comunitário, que durante a semana chamou a atenção de todos os campomaiorenses para o  problema da diabetes, com a cor associada à doença.